Apresentação
"Presos à falta de planejamento dos governantes, que seguem apenas respondendo ocasionalmente aos desafios que a pandemia nos impõe, adiamos nos confrontar com a questão fundamental: qual o sentido das práticas adotadas nessas condições? Questão que se desdobra em muitas outras: é legítimo chamar essas práticas de Educação? Se sim, qual o sentido dessa Educação e qual semelhança guarda com o que se fazia antes? Se não, por que continuar com elas? Qual sentido atribuímos a elas? Que prática educativa é possível sem a materialidade da escola, com seu tempo e espaço específicos? Ou pior, é possível alguma prática educativa sem o encontro presencial?"
"Acreditamos não ser aceitável iniciar mais um ano letivo paralisados na nossa capacidade de pensar. Não podemos aceitar iniciar 2021 submetidos à mesma lógica de decisões provisórias que distendem no tempo a indefinição. Também não julgamos aceitável que os vários atores envolvidos sigam atomizados, incapazes de estabelecer diálogo e de construir soluções conjuntas para a educação enquanto durarem os efeitos da pandemia."
A Jornada
É frente a tudo isso que o DIGNITAS - Centro de Educação e Cultural, propõe realizar a Jornada em Defesa da Educação com o tema “Enfrentando as dificuldades de pensar a educação na pandemia”, nos dias 18 a 22 de janeiro de 2021. Nosso objetivo é ajudar a que aquelas prementes questões possam vir à tona como problemas públicos, dando voz aos diferentes atores envolvidos para garantir que sejam reconhecidos e que se escutem uns aos outros. Somente assim será possível lançar as bases para a ação conjunta em favor de nossas crianças e jovens e seu direito à educação.
O evento consistirá em conferências temáticas a serem transmitidas ao vivo por diversas plataformas virtuais, considerando os vários desdobramentos do tema proposto, incluindo as particularidades de cada nível de ensino e a educação especial. Para o último dia, prevemos a realização de uma plenária geral, que possa sintetizar alguns resultados mínimos das conferências na forma de um documento.
Cada conferência terá até três conferencistas, cada um contará com 30 minutos de fala. Após todas as falas, será aberto debate com participação do público. O tempo máximo para cada conferência será de três horas.
Presenças já confirmadas (clique para ver os currículos)
Amena Alcântara Ferraz Cury
Professora da UNILAGO
Ana Paula de Oliveira Corti
Professora do IFSP / Membro da REPU
Araguaia de Souza Roque
Professora da UNESP/Rio Preto
Carla Cristina Pereira Job
Professora Ed. Especial da SME de Rio Preto
Célia Regina Batista Serrão
Professora da UNIFESP/Guarulhos
Clara Elena Romo Jorqueira
Psicopedagoga e Professora alfabetizadora
Cláudia Valentina Assumpção Galian
Professora Associada da FE/USP
Danila Romero Bassi
Pedagoga/Psicopedagoga
Denilson Soares Cordeiro
Professor da UNIFESP/Diadema
Fabiano de Jesus
Coordenador Geral da ATEM
Flávio Cidade
Coordenador Pedagógico
Gabriela Pedroso Cardoso
Professora PEB II da SME de Rio Preto
José Carlos Lopes (Cacau Lopes)
Médico Sanitarista
José Sérgio Fonseca de Carvalho
Professor Titular da FE/USP
Karina Soledad Maldonado Molina
Professora da FE/USP
Luciana Aparecida Nogueira da Cruz
Professora da UNESP/Rio Preto
Márcia Brayner
Professora da rede particular de SP
Maria Leticia Nascimento
Professora Associada da FE/USP
Mariana Corrêa da Silveira
Supervisora de Ensino SME de Rio Preto
Sergio Stoco
Professor da UNIFESP/Diadema
Tatiana Lima Ferreira
Professora da UFABC
Vinício de Macedo Santos
Professor Titular da FE/USP
Certificados
O evento foi online e as inscrições foram gratuitas.
Serão emitidos certificados para aqueles que estiveram presentes em, pelo menos, 75% das atividades. Durante as conferências, um link foi disponibilizado para confirmação da presença, ficando aberto algumas horas após o fim de cada mesa.
Em breve enviaremos os certificados para os e-mails cadastrados na inscrição!
Os certificados estão sendo confeccionados e serão enviados para os e-mails informados na inscrição!